Ordem de Serviço – O.S.

Ordem de Serviço

Na opção Ordem de Serviço (O.S.) no Sistema Cirrus ERP, você controla todas as fases de execução de seus serviços a partir da abertura de uma nova O.S.. Após Serviço concluído você pode gerar uma cobrança com várias opções e formas de pagamento, além da emissão de nota de serviço (NFS-e), pode também atribuir comissão à vendedores.

 

Para abrir uma Ordem de Serviço, vá ao menu do sistema, selecione Vendas em seguida Ordem de Serviço e no botão verde, Nova Ordem de Serviço.

 

Ao abrir uma nova Ordem de Serviço será gerado um número sequencial automaticamente que será visualizado após preenchimento e salvar.

Toda nova O.S. será aberta como “Situação” Rascunho, e você poderá alterar conforme andamento das etapas da O.S. até sua conclusão.

A medida que as etapas da O.S. vão sendo alteradas, o histórico das alterações fica registrado no campo: Ver histórico de Status.

 

Preenchendo uma nova Ordem de Serviço

Preencha os campos da O.S. conforme modelo abaixo:

Em seguida, você escolhe o(s) serviço(s) previamente cadastrado(s) no sistema e o detalhe do que será realizado. O Valor será apresentado automaticamente ao escolher o serviço que foi previamente cadastrado. Você pode incluir a quantidade e tipos de serviços que desejar em uma mesma O.S.

Escolha os dados e formas de pagamento. Atribua comissão ao vendedor se necessário.

 

Finalizando o preenchimento, tem-se a opção de inserir:

Observações Internas – onde somente você visualiza o texto

Observações Gerais – neste campo você pode escrever o que for mais importante.

Pronto! Basta salvar.

Após salvar você visualiza os dados da O.S. e inicia o processo de execução do serviço e suas Etapas.  Lembrando que a geração do número da O.S. é automática e sequencial e a primeira Etapa é a fase de Rascunho (logo mais abaixo veja o detalhe e nomenclatura de cada Etapa até a conclusão do serviço).

Etapas da O.S.

Padrão inicial na abertura para qualquer O.S.

Quando uma O.S. está em Orçamento, você pode usar o Status abaixo, na sequencia à abertura do Rascunho da O.S..

Após autorização para Execução do serviço solicitado o Status Aprovado deve ser usado.

Neste Status após a aprovação, caso a execução do serviço necessite de peça ou material, usa-se essa   descrição.

Momento em que o serviço começa a ser executado.

Após finalização do serviço esta é a última etapa. Você pode gerar uma cobrança e uma NFS-e ou pode a qualquer momento retornar para o Status anterior “em execução”, caso necessite reabrir a O.S..

Esta opção poderá ser usada a qualquer momento. Uma vez Cancelada, a O.S., não terá opção de ser reaberta, sendo necessário a abertura de uma nova. Para preservar todo o histórico, a O.S. cancelada permanecerá no Sistema com o mesmo número gerado na sua abertura para futuras consultas.


Noticias mais lidas do blog

3-gastos-real

3 gastos que você não deve cortar no seu negócio

Antes de cortar os gastos e ter a falsa sensação de economia, é necessário avaliar as despesas e os benefícios de cada despesa, pensando sempre em utilizar o dinheiro para ganhar tempo.

leia mais arrow
boleto-facil

CirrusERP e Boleto Fácil: parceria feita para você receber mais rápido, barato e sem dificuldade

No CirrusERP você pode gerar quantos boletos bancários precisar e pagar apenas pelos que forem pagos pelos seus clientes, mais rápido, fácil e barato.

leia mais arrow
5-ideias

5 ideias de negócios para você gerenciar sozinho

Para alavancar sua carreira e aumentar sua renda a melhor opção é se tornar um microempreededor individual (MEI), ou seja, ser dono do seu próprio negócio e do seu tempo.

leia mais arrow

TESTE GRÁTIS nosso sistema online para gestão de MEIs, micro e pequenas empresas

Sem pegadinha: não precisa de cartão de crédito e sem cobrança, apenas o seu nome e e-mail para iniciar seus testes.

leia mais arrow
pascoa-3-ideias

3 formas de aumentar sua renda na Páscoa

O feriado da Páscoa é uma grande oportunidade para começar um pequeno e delicioso negócio. As receitas dão trabalho, mas são rápidas e o retorno é rápido!

leia mais arrow