Gestão de Contratos

Se você executa serviços todo mês para seus clientes e cobra mensalmente por eles, a Gestão de Contratos do Cirrus ERP, pode ajuda-lo a organizar, controlar o compromisso firmado com seu cliente e agilizar o processo de Cobrança

Na Gestão de Contrato, você controla a vigência do contrato, automatiza sua cobrança e a emissão de Nota Fiscal de Serviço (NFS-e) integrado ao seu Financeiro.

Ao abrir um Novo Contrato será gerado um número sequencial automaticamente que será visualizado após preenchimento e salvar.

Todo novo Contrato será aberto como “Situação” Rascunho (figura abaixo), e você poderá alterar os status conforme andamento das etapas, até deixa-lo “Ativo”.

A medida que as etapas do Contrato vão sendo alteradas, o histórico das alterações fica registrado no campo: Ver histórico de Status.

 

Para incluir um novo Contrato, vá ao menu Vendas – Gestão de Contrato e no botão verde: Novo Contrato.

Após selecionar o botão Novo Contrato, basta preencher os campos: Informações do Contrato, Serviços a Realizar, Vigência, Informações de Cobrança, Geração de Nota fiscal automática ou não, comissões (se houver) e Informações Adicionais.

Tipo do Contrato: Neste campo você pode nomear seus contratos para o melhor controle. Para Salvar os Tipos de Contrato, você deverá ir nas Configurações (engrenagem) opção Serviços – Configurar Tipos de Contrato.  Segue exemplos de Tipos de “Contratos Anuais”, “Contratos Visitas Semanais”, entre outros que você poderá nomear.

Cliente: Neste campo você busca o cliente previamente cadastrado no Sistema em Cadastro – Pessoas.

Descrição do Contrato: Neste espaço você pode descrever tudo que desejar para seu controle.

Serviços: No campo, Adicione um Serviço, você seleciona um ou mais serviços acordados no contrato. A seleção dos serviços fará a busca de todos serviços previamente cadastrado no Sistema. O campo “Descrição do ítem” o preenchimento é obrigatório. O valor do serviço virá automaticamente e se desejar pode atribuir um percentual de desconto.

 

Vigência: Na vigência você insere uma data de início e término do contrato.  Você pode acionar o “botão” para deixar como renovação automática ou um prazo indeterminado.

Cobrança: Escolha uma data base, o dia de vencimento da mensalidade. Escolha o início da cobrança no campo “vencimento”. Sendo que ao selecionar “mês corrente” a cobrança será antecipada à execução do serviço;
na opção “mês seguinte” e “dois meses” a cobrança será posterior à execução do serviço.
No campo Periodicidade escolha a forma de cobrança, normalmente a forma é mensal.

 

Vendas e Comissões: Neste campo, você pode atribuir um vendedor ao Contrato e pagar comissão se desejar.

Informações Adicionais: Acione o botão “exigir Ordem de Serviço”, se desejar emitir uma O.S., toda vez que for executar o serviço em seus clientes. Em Observações, deixe todos os comentários e lembretes que desejar e que esteja vinculado ao contrato de seu cliente.

Após todo preenchimento lembre-se de Salvar.

Após Ativação do Contrato, será gerado todas as parcelas de cobrança referente ao período de vigência do Contrato. Automaticamente será gerado em Lançamento Financeiro todas as Parcelas a Receber de cada Contrato.

No final da página do contato, você visualiza o “Financeiro” do Contrato, ou seja, todas as parcelas a Receber geradas do contrato até o final da sua vigência. Você pode a partir daí emitir a Nota Fiscal de Serviço – NFS-e referente a cada parcela e Gerar Boletos para Cobrança.

O Campo “Marcadores”, você pode usar para diferenciar os seus contratos por cores e nomes. Esta função deverá ser cadastrada no menu Configurações (engrenagem), na opção Serviços – Marcadores de Contrato e O.S.

 

 

 

 


Noticias mais lidas do blog

3-gastos-real

3 gastos que você não deve cortar no seu negócio

Antes de cortar os gastos e ter a falsa sensação de economia, é necessário avaliar as despesas e os benefícios de cada despesa, pensando sempre em utilizar o dinheiro para ganhar tempo.

leia mais arrow
boleto-facil

CirrusERP e Boleto Fácil: parceria feita para você receber mais rápido, barato e sem dificuldade

No CirrusERP você pode gerar quantos boletos bancários precisar e pagar apenas pelos que forem pagos pelos seus clientes, mais rápido, fácil e barato.

leia mais arrow
5-ideias

5 ideias de negócios para você gerenciar sozinho

Para alavancar sua carreira e aumentar sua renda a melhor opção é se tornar um microempreededor individual (MEI), ou seja, ser dono do seu próprio negócio e do seu tempo.

leia mais arrow
pascoa-3-ideias

3 formas de aumentar sua renda na Páscoa

O feriado da Páscoa é uma grande oportunidade para começar um pequeno e delicioso negócio. As receitas dão trabalho, mas são rápidas e o retorno é rápido!

leia mais arrow

TESTE GRÁTIS nosso sistema online para gestão de MEIs, micro e pequenas empresas

Sem pegadinha: não precisa de cartão de crédito e sem cobrança, apenas o seu nome e e-mail para iniciar seus testes.

leia mais arrow