Emissão da Nota Fiscal de Serviço – NFS-e

Emitindo Notas Fiscais de Serviços

Após preencher os Dados Cadastrais da Sua Empresa, Importar o Certificado Digital A1 para dentro do Sistema, ter Cadastrado os Serviços que você executa, Cadastrado seus Clientes e ter preenchido a Configuração da NFS-e, você estará apto a Emitir suas Notas Fiscais de Serviços para os seus Clientes.

Para emitir uma nota de uma NFS-e, vá ao menu principal,  Vendas – Nota Fiscal de Serviço – Emitir Nota

Preencha os campos para emitir sua próxima NFS-e:

Importante ter todas informações preenchidas no Cadastro destes clientes, para que a sua Nota Fiscal não seja “Rejeitada” pela sua Prefeitura.

Informações como CNPJ ou CPF, Endereço Completo, e-mail para envio da Nota Fiscal, são informações que as prefeituras exigem para validar e aprovar a emissão das suas Notas Fiscais.

1.Insira o número próximo RPS para emissão da sua nota fiscal pelo Sistema CirrusERP. Se você já emitiu NFS-e, verifique com o seu contador qual o número do próximo RPS e digite no campo. A partir daí, as próximas notas seguirão uma sequência, você não precisa inserir novamente esta informação.

2. No Campo Tomador, você selecionará para qual Cliente que você cadastrou no sistema que será emitida a NFS-e. Lembrando que as informações do Tomador, ao selecionar o nome do cliente todas as informações serão “trazidas” do Cadastro de Clientes.

Caso, o Tomador de Serviço não seja cadastrado, você pode incluir o seu cadastro no momento da Emissão da Nota, basta digitar o Nome ou a Razão Social e apertar “Incluir”

Todos os Campos de Dados Cadastrais, como Endereço Completo e e-mail para envio da NFS-e serão automaticamente preenchidos quando você selecionar o Tomador, conforme exemplo abaixo:

Selecione se você possui algum Incentivo Cultural em seguida Selecione a Natureza de Operação e Inclua o Serviço previamente Cadastrado que você executou. Se você executou mais de um Serviço, você tem a opção de Incluir para compor na mesma emissão de Nota.

Informe no Campo Descrição dos Serviços, o texto que você deseja que seja impresso na Descrição da Nota Fiscal que você irá emitir para o seu cliente.

Em Seguida escolha a forma que será pago o Serviço. Se foi parcelado digite a quantidade de parcelas. E selecione as opções de Parcelas.

Lembre-se de Salvar todo o preenchimento.

Após Salvar a Emissão da Nota, a mesma ficará no Status como Rascunho.

Em “Rascunho” a NFS-e estará preparada para ser transmitida.

Você poderá deixar a nota pronta e transmitir posteriormente.

As notas que você Salvou, ficarão guardadas e Listada em um “Grid”, basta Clicar em “Retornar a Lista” no topo do Status da Nota.

Para transmitir as Notas em “Rascunho” para seu Cliente,  3 clique no número RPS para editar a nota.

Será aberto a tela da nota do Cliente que você preencheu.

Você poderá:

  1. Excluir esta nota, clicando em “Remover”
  2. Transmitir a nota, clicando em “Transmitir RPS/NFS-e

Ao Transmitir a NFS-e para autorização na Prefeitura, o Status da mesma será alterado para “Solicitando Transmissão”, veja figura abaixo.

O Status “Solicitando Transmissão”, significa que a sua solicitação já foi para a sua Prefeitura para Autorização da emissão da sua Nota Fiscal. Se estiver tudo certo com a configuração e os dados do Tomador, a nota será “Autorizada”.

Após o Status “Autorizada”, você poderá:

  1. Baixar o PDF da Nota para envio ao seu cliente ou Salvar em seu computador
  2. Baixar o XML para envio.
  3. Cancelar a Nota, caso você tenha que proceder com esta ação.

Cancelando uma Nota Fiscal já Autorizada

Ao solicitar o cancelamento de uma NFS-e que já foi autorizada pela Prefeitura, você deverá informar na “janela” que será aberta o motivo e as observações do Cancelamento. Selecione o Motivo do Cancelamento e Descrição do Cancelamento. Acione o botão “Cancelar Nota Fiscal”. Ao fazer isso sua solicitação de Cancelamento será analisada pela sua Prefeitura para aprovação ou não do Cancelamento.

Se o Cancelamento for aceito para Prefeitura, você terá o retorno do Status “Cancelada” da nota que você solicitou esta ação.

Importante, sempre verificar as regras para Cancelamento de sua Prefeitura e ser orientado pelo seu Contador.

Abaixo, veja outros Status na Emissão de sua NFS-e

Ao Transmitir sua Nota Fiscal para autorização junto a sua Prefeitura, ela poderá apresentar “Falha na Transmissão ou ser “Rejeitada”

Ao Apresentar estes dois “Erros”, vá até o final da tela e verifique o motivo, você poderá corrigir o que está impedindo a Autorização e Transmitir a NFS-e novamente. Veja exemplo abaixo, de alguns motivos de impedimento.

Visualizando todas a suas Notas Fiscais

Na Tela Inicial da Nota Fiscal de Serviço, você visualiza em forma de “Grid”, uma lista de todas as notas que você já solicitou a Emissão, bem como o “Status” que a mesma se encontra. Em  qualquer momento você pode selecionar a nota para visualização, baixar o seu PDF e XML, Cancelar, Transmitir ou Remover. Veja o exemplo da Lista Abaixo:

 


Noticias mais lidas do blog

3-gastos-real

3 gastos que você não deve cortar no seu negócio

Antes de cortar os gastos e ter a falsa sensação de economia, é necessário avaliar as despesas e os benefícios de cada despesa, pensando sempre em utilizar o dinheiro para ganhar tempo.

leia mais arrow
boleto-facil

CirrusERP e Boleto Fácil: parceria feita para você receber mais rápido, barato e sem dificuldade

No CirrusERP você pode gerar quantos boletos bancários precisar e pagar apenas pelos que forem pagos pelos seus clientes, mais rápido, fácil e barato.

leia mais arrow
5-ideias

5 ideias de negócios para você gerenciar sozinho

Para alavancar sua carreira e aumentar sua renda a melhor opção é se tornar um microempreededor individual (MEI), ou seja, ser dono do seu próprio negócio e do seu tempo.

leia mais arrow
pascoa-3-ideias

3 formas de aumentar sua renda na Páscoa

O feriado da Páscoa é uma grande oportunidade para começar um pequeno e delicioso negócio. As receitas dão trabalho, mas são rápidas e o retorno é rápido!

leia mais arrow

TESTE GRÁTIS nosso sistema online para gestão de MEIs, micro e pequenas empresas

Sem pegadinha: não precisa de cartão de crédito e sem cobrança, apenas o seu nome e e-mail para iniciar seus testes.

leia mais arrow